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quarta-feira, 27 de julho de 2016

Replanejamento – Área de Linguagens

A hora é agora
Terminado mais um semestre de atividades intensamente desafiadoras na escola, chega o momento de repensar e reorganizar ações, para atender às necessidades diagnosticadas no percurso.
Qualificar
Com a utilização dos dados fornecidos pela plataforma Foco Aprendizagem, destacar as habilidades e turmas que precisam de atenção especial é um trabalho que deverá subsidiar o planejamento de situações de aprendizagem que favoreçam o atendimento às dificuldades detectadas.
Reorientar
Oficinas e projetos podem ser estratégicos para articular a construção de sentido/conhecimento às reais necessidades e interesses das turmas, visto que o universo de informações se amplia, assim como podem ser criadas novas situações desafiadoras de aprendizagem.
Conviver
[...]apresentam-se, muitas vezes, necessidades claras de planejar atividades de recuperação contínua das aprendizagens, para que nenhum aluno fique excluído do processo.
Multiletrar
Ao retomar o planejamento na Área de Linguagens, faz-se um convite para observar e discutir o conceito de letramento, sem deixar de considerar que, atualmente, devemos ter como objetos de estudos, os letramentos múltiplos– literário, cinematográfico, televisivo, musical, imagético, digital, do mundo do trabalho, das comunidades etc.
Repertoriar
Dessa forma, os projetos didáticos devem acionar o ensino das linguagens de modo a contribuir para que os alunos compreendam e mantenham relações positivas com a multiplicidade cultural, de forma autônoma e voltada à melhoria da vida dos indivíduos e da comunidade. São oportunidades de ampliação do repertório dos alunos, valorizando a relação entre conhecimento científico e conhecimento escolar, tendo a escola como lugar social, e, portanto, com sua própria elaboração de saberes. Além da apreciação da obra de arte, por exemplo, há a necessidade de associação à história e ao fazer artístico. Nesse campo, três aspectos fundamentais precisam ser considerados: produção, fruição e reflexão.
Expressar
O adolescente traz sua história de vida, saberes e valores que construiu e experimentou em grupos sociais, por vezes, diferentes daqueles frequentados pelos educadores. As características e o comportamento desses jovens são frutos das relações socioculturais, e não somente do desenvolvimento físico e mental.
Fazer
Então, é hora de qualificar, reorientar, conviver, multiletrar, repertoriar, expressar e fazer acontecer na escola e na vida.
Bom trabalho!

fonte:Recortes da área de Linguagens do Documento Oficial da SEE-Replanejamento-2016


fonte da imagem: internet

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